Black Friday, a virada

por Ada Suene
Revista Varejo SA

Há oito anos, toda última sexta-feira de novembro dos brasileiros passou a ter nome: Black Friday. Nos Estados Unidos, a tradição de mais de meio século, em pleno dia útil, promove o aquecimento do comércio lojista, a partir de promoções exclusivas para a data. Com o mesmo propósito e formato, o evento avança em solo canarinho, apesar de sua eficiência ainda não ser unanimidade entre consumidores e lojistas. Uma pesquisa divulgada pelo Google apontou que 37% dos compradores ainda não confiam nas vantagens divulgadas pelo comércio. A temperatura também foi verificada pela Varejo s.a., por meio de uma enquete on-line. Em mais de 300 respostas obtidas, 65% disseram desconfiar dos descontos anunciados.

Mas, em corrente oposta ao pessimismo de muitos, o e-commerce nacional destaca-se e tem obtido o maior crescimento no período. De acordo com estimativa do E-bit, para 2018, 84% dos consumidores virtuais deverão ser impactados pela Black Fridaynacional, levando a um crescimento de 15% em relação a 2017, quando o faturamento superou R$ 2,4 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Para garantir esses números e melhorar a reputação do evento no Brasil, especialistas, CEOs e executivos de várias empresas dispõem de ferramentas que poderão ajudar compradores e varejistas na adoção de procedimentos mais seguros para as transações de compra e venda. Em entrevista para a Varejo s.a., alguns especialistas apresentaram sugestões e métodos que poderão frear o pêndulo entre confiança e desconfiança e consolidar a Black Friday como uma ação positiva para o mercado consumidor brasileiro.


Black Friday de Verdade

Francisco Cantão, fundador do site Black Friday de Verdade e sócio-diretor da Proxy Media Marketing Digital

Como a ferramenta ajudará o consumidor a certificar-se de que a empresa está comprometida com a Black Friday?

O consumidor […]


Precificação inteligente

Ricardo Ramos, CEO da Precifica, empresa pioneira na tecnologia de precificação inteligente para e-commerce e marketplaces no Brasil

Para o equilíbrio entre estoque e venda, além de assegurar o aumento das vendas durante a Black Friday, como definir o preço ideal?

Os varejistas que participam da Black Friday se planejam para trabalhar com dois tipos de estratégia […]


Integração: compra física e virtual

Diogo Lupinari, CEO e cofundador da Wevo, empresa especialista no desenvolvimento de tecnologias para integração em e-commerce e marketplaces

E para o consumidor multicanal, que transita entre loja física e on-line, como poderão ser integradas as operações, preservando a conveniência e a confiança?

O modelo omnichannel, de compra on-line e retirada em loja física […]

 

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