Franca, 22 de Outubro de 2025
O Dia dos Namorados deve movimentar o comércio, levando cerca de 93 milhões de brasileiros às compras, segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil. Apesar do número expressivo, houve uma queda de quase 3 milhões de consumidores em relação ao ano passado. A maioria dos entrevistados pretende presentear cônjuges (58%) ou namorados(as) (34%), e o gasto médio previsto é de R$ 238 por pessoa.
Mesmo com o orçamento apertado, boa parte dos consumidores mantém a tradição de presentear, mas 31% vão comprar presentes mesmo com contas em atraso. Muita gente (28%) admite que gasta mais do que pode, principalmente porque acredita que o parceiro merece ou só quer agradar. A maior parte das compras será paga à vista, com destaque para o PIX, mas o parcelamento no cartão também aparece forte.
Os produtos mais procurados para presentear são roupas, perfumes, cosméticos, calçados, além de jantares e chocolates. Sobre onde comprar, a preferência ainda é por lojas físicas, principalmente em shoppings, mas as compras online crescem cada vez mais, com apps e sites internacionais como Shopee, Amazon e Shein ganhando espaço por conta dos preços baixos e variedade.
Em relação às comemorações, 39% vão celebrar a data em casa, 31% pretendem ir a restaurantes e uma galera (8%) quer inovar indo pra hotel ou motel. Antes de comprar, a maioria (76%) diz que vai pesquisar preços, principalmente na internet, buscando economizar e encontrar o presente ideal.
A pesquisa ouviu consumidores maiores de 18 anos nas 27 capitais do Brasil, entre os dias 28 de abril e 7 de maio de 2025. O levantamento mostra que, apesar da grana curta e do aumento do endividamento, o brasileiro não abre mão de comemorar e presentear na data mais romântica do ano.