Franca, 12 de Julho de 2025
Na próxima terça-feira, dia 9 de julho, o estado de São Paulo celebra o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, uma das datas cívicas mais importantes da história paulista. O feriado é exclusivo do estado e provoca alterações no funcionamento do comércio, serviços bancários e shoppings em várias cidades, incluindo Franca (SP).
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado por setores da sociedade paulista — incluindo políticos, civis e militares — contra o governo provisório de Getúlio Vargas.
O principal objetivo da revolta era pressionar o governo federal a promulgar uma nova Constituição para o Brasil, já que Vargas havia assumido o poder após a Revolução de 1930 e governava sem apoio do Congresso, de forma centralizadora.
Mais de 35 mil soldados paulistas participaram da revolta, enfrentando as tropas federais por cerca de três meses. Apesar da derrota militar, o movimento teve grande impacto político: em 1934, uma nova Constituição Federal foi, de fato, promulgada, resultado direto da pressão imposta pela Revolução.
Desde 1997, o dia 9 de julho é reconhecido como feriado civil estadual em São Paulo, em homenagem à bravura dos paulistas que lutaram por um estado democrático de direito.
Por se tratar de um feriado estadual, o funcionamento do comércio em Franca terá alterações pontuais, com flexibilização em setores como o varejo e centros comerciais. Veja como será o expediente no dia:
• Comércio de rua
? Funcionará em horário especial, das 09h às 18h.
As lojas estarão abertas mediante acordo entre empregadores e colaboradores, conforme previsto nas convenções coletivas.
• Franca Shopping
? Lojas funcionarão das 14h às 20h
? Praça de Alimentação e Lazer: das 12h às 22h
• Bancos
? Fechados durante todo o dia 09/07.
O atendimento será normalizado na quarta-feira, 10 de julho.