Franca, 22 de Outubro de 2025

Últimas NOTÍCIAS

Franca terá unidade especializada no atendimento ao autismo

Destaque

O cuidado com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Franca vai ganhar um novo marco. A Prefeitura inaugura no dia 13 de outubro o Centro de Referência do Autismo, que funcionará na sede da Fundação Allan Kardec, na rua José Marques Garcia, 675, no bairro Cidade Nova.

A iniciativa inédita terá capacidade para 1.400 procedimentos mensais, de segunda a sexta-feira, em oito horas diárias. O espaço reunirá uma equipe multidisciplinar com serviços de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e orientação familiar, entre outros.

O Centro contará com apoio fundamentado na metodologia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês), prática reconhecida internacionalmente no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A abordagem utiliza princípios científicos para ensinar e reforçar habilidades importantes de comunicação, interação social e desenvolver autonomia.

Além dos serviços diretos, ações como o Centro de Referência promovem benefícios amplos para a população autista. Diagnósticos mais precoces, atendimento contínuo e terapias especializadas melhoram a qualidade de vida de famílias, reduzem desigualdades no acesso a atendimento e fortalecem a autonomia dos indivíduos. A inclusão escolar e social, o apoio familiar e intervenções educativas especializadas ajudam a mitigar comportamentos desafiadores e promovem participação mais plena na vida comunitária.

A equipe, multidisciplinar, é formada por profissionais especializados em terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Há ainda assistente social, piscopedagogo, neurologista, psiquiatra e orientadores familiares, entre outros.

Segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, cerca de 1,2% da população brasileira já foi diagnosticada com TEA, o que representa aproximadamente 2,4 milhões de pessoas. Considerando a população de 352.536 habitantes de Franca, segundo o censo do IBGE, essa proporção indica que cerca de 4.200 francanos poderiam estar enquadrados no espectro autista e necessitar de algum tipo de apoio.

Esse número reforça a importância de centros especializados como o que será inaugurado, para garantir cobertura adequada, atendimento qualificado e melhoria de acesso aos serviços de saúde e educação para todos que necessitam.

Para viabilizar o funcionamento, a Fundação Allan Kardec abriu processo seletivo para contratação de profissionais de diversas áreas, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, neurologistas e psiquiatras. Os interessados devem enviar currículo até 15 de setembro para o e-mail selecao@kardec.org.br, indicando no assunto “CRA-2025”.

Mais investimentos em saúde mental
O novo espaço integra um conjunto de ações que reforçam a rede de atenção em saúde mental da cidade. Entre elas, a contratação de mais de 400 educadores de apoio pedagógico e intérpretes de Libras para atender alunos com deficiência e TEA na rede municipal de ensino.

Outro investimento em andamento é a construção do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), que funcionará ao lado do novo NGA, no Jardim Botânico, oferecendo tratamento para crianças e adolescentes com transtornos ou em sofrimento psíquico.

Com essas iniciativas, a Prefeitura de Franca amplia e estrutura uma rede de serviços voltada ao cuidado integral, garantindo atendimento especializado e mais qualidade de vida para crianças e famílias da cidade.

BY: GCN

Desenvolvido por MKTAD